
Era fim de tarde na fazenda quando os participantes foram chamados para comparecerem no estábulo. Com a presença da zootecnista e de um veterinário, eles foram notificados, "Hoje, começaremos os preparativos para a inseminação da vaca". Apesar da fome - pois os peões tinham acabado de fazer uma atividade e preparavam-se para devorar a refeição feita por Dado -, todos se mostraram interessados na atividade.
"Quando a vaca não está prenha, podemos afirmar que a vaca 'está vazia'", explicou o veterinário que continuou, "Nós aplicaremos um hormônio específico que despertará o lado reprodutivo da vaca. Esse medicamento chama-se prostaglandina."
O médico veterinário ainda explicou que existe um período específico do mês para que a prostaglandina seja aplicada no animal. "Para que a vaca responda ao medicamento deve-se esperar sete dias após o período do cio". Para a avaliação do estado de cio do animal, conforme explicou o veterinário, deve-se enfiar a mão pelo reto do animal e apalpá-lo internamente. Carlinhos observou com cara de espanto.
Após tirar algumas dúvidas dos peões, o médico aplicou uma injeção intramuscular no animal, de forma simples e rápida. Feita a aplicação, a zootecnista informou aos peões que o próximo passo seria levar a vaca ao pasto.
Carlinhos deu uma risada com cara de ¿sobrou pra mim¿, mas foi Dado quem desceu a ladeira com o animal.
TV Record
 
 
 















Nenhum comentário:
Postar um comentário